5 dicas para se manter em atividade no fim de ano

12 de dezembro de 2018

Com a proximidade do Natal, já podemos nos preparar para uma época de muita comida boa e descanso. Todos os planos que fizemos são adiados para o próximo ano, o ritmo de trabalho começa a diminuir e as festas familiares e encontros de amigos consomem todo nosso tempo livre. Nesse cenário, quem acaba sendo deixado de lado são os exercícios físicos.

Esse é um período chamado de destreinamento. É definido como a perda parcial ou total das adaptações induzidas pelo treinamento, pelo período de diminuição gradual ou cessação da carga de treinamento. Ou seja, é o seu corpo se desacostumando à rotina de esforços a que estava habituado a ser submetido.

Isso pode gerar uma série de malefícios para a sua saúde. De acordo com o artigo Destreinamento físico: aspectos cardiovasculares, “a falta de esforço e de estímulos de treinamento podem conduzir para uma atrofia. (…) o destreinamento acarreta em perda das adaptações do sistema cardiovascular (adaptações centrais) e das adaptações metabólicas do músculo esquelético (adaptações periféricas), que foram adquiridas com as adaptações ao treinamento físico aeróbio”.

Ou seja, mesmo com as festas de fim de ano, não se pode descuidar da saúde. Mas sabemos que é difícil manter a rotina frente a tantas tentações e, por isso, reunimos cinco dicas para ajudar a te manter em atividade neste Natal e Ano-Novo:

  • Realize atividades que você gosta. Não adianta nada se forçar em um treino na academia se você está lá apenas por obrigação. Que tal aproveitar o tempo livre para dar uma corrida ao ar livre, por exemplo? Encontre a atividade física que te dá prazer e não deixe seu corpo parado.
  • Seu corpo tem limites. Apesar de muita gente cair na tentação de não fazer nada, também há o espectro oposto. Não adianta tentar compensar a falta de exercícios no ano em apenas algumas semanas. Seu corpo pode não estar preparado para o esforço extra e você acaba se lesionando.
  • Cuidado com o verão. É muito importante ingerir líquidos e se alimentar de comidas saudáveis. As roupas também devem ser leves e adequadas para essa época do ano. Além disso, é preciso ficar atento à temperatura ambiente, para não se expor demais ao sol.
  • Proponha exercícios leves. Nessa época de muito calor, realize atividades que mantenham seu bem-estar corporal. Uma caminhada em meio à natureza e um passeio de bicicleta pela cidade, praia ou parque são ótimas pedidas. Mas as campeãs serão sempre as atividades na piscina, pois refrescam e proporcionam um bom condicionamento físico e mental. No Círculo Militar você encontra um ambiente perfeito para isso, com espaço para você se divertir e praticar suas atividades com a tranquilidade necessária.
  • Aproveite a viagem. Se você decidiu sair da sua cidade, explore bem o local onde estiver. Troque os passeios de carro por caminhadas mais longas, para conhecer com calma a região. Se estiver na praia, aproveite para praticar um frescobol, um vôlei e até mesmo um futebol de areia. O importante é não ficar parado.

Então, se você pretende ficar em Belo Horizonte neste fim de ano, aproveite as possibilidades oferecidas pelo Círculo Militar. Além de todas as aulas de artes marciais, danças e esportes, o clube possui uma estrutura completa para a prática de atividades esportivas. São áreas verdes propícias para caminhadas, piscinas para refrescar o calor e espaços dedicados para as crianças – que merecem um capítulo à parte neste post.

Como incentivar as crianças?

Criar o hábito de praticar atividades físicas é algo que deve ser estimulado desde a infância. As crianças não precisam seguir uma rotina de treinos, mas devem entender a importância de se manterem ativas e com uma alimentação saudável.

Em artigo publicado na revista Saúde, a cardiologista pediátrica Liane Hulle Catani defende que elas devem praticar pelo menos 60 minutos de atividades físicas por dia, mesmo que em curtos períodos. Atividades aeróbicas, de resistência e ligadas ao fortalecimento dos ossos e músculos devem fazer parte da rotina dos pequenos.

“Parece difícil atingir essa meta, mas não é. Basta a criança brincar — sim, brincar! Vale dançar, escalar brinquedos, jogar bola (mesmo em um espaço pequeno), correr e, para os maiores, nadar, andar de bicicleta ou skate”, afirma.

Mas nessa época do ano, há uma dificuldade extra para convencê-las a praticar atividades físicas: a chegada das férias. Apesar de elas estarem com muito pique para aproveitar os momentos de folga, também não querem saber de compromissos. Por isso, muitos pais começam a se preocupar sobre o que fazer para incentivar seus filhos.

“As férias são um momento oportuno para diminuir o sedentarismo e apresentar a criança aos diversos tipos de atividades físicas existentes”, destaca o pediatra e médico do esporte, Getulio Morato, em entrevista para o site Ativo Saúde. Para isso, ter um espaço adequado para que elas possam gastar as energias é essencial. Levá-las a parques, praças e clubes, como o caso do Círculo Militar, pode ser a solução para que todos – pais e filhos – possam se exercitar nesse período.