Cuidados para os atletas de fim de semana

9 de maio de 2019

Se durante a semana não há tempo para realizar atividades físicas, muitas pessoas tentam tirar o atraso nas folgas. Os chamados “atletas de fim de semana” podem ser encontrados em parques, praças e clubes e possuem uma característica em comum: a ideia de que aumentar a intensidade dos exercícios irá compensar o sedentarismo nos outros dias.

De acordo com o relatório Diretrizes na Prevenção Primária de Doenças Cardiovasculares 2019, publicado pela American College of Cardiology (ACC) e pela American Heart Association (AHA), uma pessoa precisa realizar pelo menos 150 minutos de atividades físicas moderadas ou 75 minutos de intensidade vigorosa por semana.

Para que esse esforço seja efetivo, porém, a pessoa não deve desprendê-lo em um único dia, mas sim distribui-lo em vários momentos. Tudo porque o organismo precisa de treino e recuperação em dias alternados para funcionar. Caso contrário, o corpo poderá começar a dar sinais de exaustão devido à sobrecarga.

Em entrevista para a GaúchaZH, o personal trainer Márcio Soares afirmou que essas atividades de fim de semana podem até mesmo ser positivas, desde que tenha planejamento e auto-conhecimento. “É bem comum acompanharmos disputas acirradas de futebol com gente com total falta de condicionamento físico, com aquela famosa ‘barriguinha’ e excesso de peso. Esta prática, sem um planejamento adequado, poderá trazer sérios problemas a esta pessoa”, diz.

O profissional alerta que o exagero mantém o coração em ritmo acelerado, podendo gerar problemas cardíacos, articulares e musculares. Por isso, antes de realizar qualquer exercício, é preciso realizar uma avaliação médica e buscar a orientação de profissionais de educação física, para avaliar o corpo e as cargas que podem ser toleradas.

“O importante é que cada um consiga exercitar-se regularmente, sem forçar o organismo, usando o bom senso e sempre dentro dos limites de segurança. No resto, é só aproveitar esses momentos de descontração para relaxar”, afirma.

Dicas para se exercitar bem

Se você só pode realizar atividades físicas no fim de semana, trouxemos algumas dicas para melhorar sua performance e evitar possíveis danos:

  • Tente estimular o lado físico ao longo da semana. Atividades cotidianas, como subir escadas em vez de utilizar o elevador ou descer do ônibus e caminhar algumas quadras a mais para o trabalho, contribuem para a melhoria contínua do corpo.
  • Use os equipamentos adequados para cada modalidade. Se vai fazer uma corrida, procure calçados mais confortáveis. Se prefere um futebol com os amigos, chuteira e demais equipamentos são fundamentais.
  • Mantenha-se hidratado, pois o corpo em atividade perde muitos líquidos e precisa repô-los para que as suas funções básicas sejam realizadas.
  • Controle a carga aplicada. Como mostramos neste post, de nada adiantar forçar o corpo sem o devido acompanhamento técnico necessário.
  • Faça um aquecimento e lembre-se do alongamento antes e depois da atividade, pois isso vai preparar o corpo, eliminar a tensão e aumentar a flexibilidade dos músculos para aquele exercício.

Pratique suas atividades no Círculo Militar

Se você quer se exercitar após o trabalho ou no fim de semana, venha conhecer as atividades que o Círculo Militar pode lhe oferecer. Localizado na região Centro-Sul de Belo Horizonte, o clube possui um amplo espaço para práticas esportivas e áreas abertas destinadas ao lazer. É a oportunidade perfeita para compensar as horas em que você esteve no serviço. Veja os benefícios e seja um sócio!