História

____________________________________________

Na década de 1950, a cidade de Belo Horizonte teve um grande crescimento demográfico, o que culminou com o surgimento de um acelerado processo do seu aumento espacial e dos limites que definiam o seu perímetro urbano. Com o surgimento de diversos municípios vizinhos, a população residente na cidade e na região metropolitana quase dobou num período de, aproximadamente, 10 anos. Em 1950, Belo Horizonte contabilizava 338.585 habitantes. Dez anos mais tarde, registrou um grande aumento demográfico, alcançando o número expressivo de 642.912 pessoas residentes na cidade.

Como um reflexo das ações para a melhoria da segurança nacional, também na década de 1950, o exército brasileiro buscou reforçar o seu quadro de militares ativos. Naquela época, o reforço e o crescimento das Forças Armadas tornou-se uma exigência em todo o território brasileiro. No caso de Belo Horizonte, tais necessidades de melhorias fez com que jovens vindos do interior de Minas Gerais – muitos deles transferidos com seus familiares – se alistassem no exercito e fixassem moradia na capital mineira.

Com isso, a 4ª Região Militar de Belo Horizonte, com sede localizada na Avenida Raja Gabáglia, assim como muitas outras divisões do exército espalhadas pela cidade, teve, naquela época, um grande aumento de jovens militares ativos.

Como surgiu o Círculo Militar de BH

Em meados da década de 1950, no auge do crescimento populacional de Belo Horizonte, causado, principalmente, pelo rápido processo de industrialização que ocorria em todo o território nacional, os clubes esportivos começaram a surgir na cidade com o objetivo de proporcionar lazer aos trabalhadores e seus familiares. A história mostra também que, no mesmo período, em consequência do aumento do quadro pessoal das Forças Armadas, houve uma carência devido à falta de espaços que pudessem promover entretenimento para atender o grande número de militares residentes em Belo Horizonte.

Os clubes esportivos que surgiram naquela época atendiam diversas classes sociais residentes na cidade. A 4ª Região Militar de Belo Horizonte resolveu também investir na construção de um clube esportivo para atender os anseios dos jovens militares residentes na cidade, assim como os de seus familiares.

____________________________________________

___________________________________________________

Em uma área anexa de XXm2 iniciou-se a construção da sede oficial do clube esportivo Círculo Militar de Belo Horizonte, inaugurado no dia 11 de dezembro de 1956. Surgia assim, mais um clube de lazer para participar da consolidação cultural e esportiva da cidade. Além das modalidades esportivas, o clube realizava também, muitas atividades e eventos de confraternização, organizados com o objetivo de promover uma boa convivência entre os associados. Com a tradição de realizar colônias de férias, gincanas e torneios internos, o Círculo Militar de Belo Horizonte, ao logo dos anos, promoveu treinamentos específicos coordenados por profissionais especializados na preparação de atletas para participarem de competições esportivas.

Tradição e um bom convívio social

Atualmente, o Círculo Militar de Belo Horizonte conta com uma excelente estrutura, com quadras, piscinas, sauna, salões de festa e um ótimo restaurante para atender os seus associados. A sede do clube que está localizada na Avenida Raja Gabáglia, 350, no bairro Gutierrez, possui um amplo espaço com a capacidade de abrigar a presença de um grande número de sócios, assim como, o de promover a saúde, através de treinamentos funcionais e aulas de diversas modalidades esportivas, artes marciais, fitness, danças e yoga.

O clube mantem também ao longo de sua história, a tradição de realizar encontros e bailes de confraternização em datas comemorativas como, por exemplo, o réveillon, o carnaval e o dia das Mães, sempre voltados para a promoção do bem-estar e do bom convívio social.
__________________________