7 dicas para se exercitar no trabalho

14 de abril de 2019

Se você passa o expediente inteiro sentado em frente a um computador, é preciso repensar seus hábitos. Diversos estudos mostram que quanto mais tempo você passa na mesma posição, mais a saúde é prejudicada. A boa notícia é que pequenas mudanças na rotina podem fazer uma grande diferença para o seu bem-estar.

Uma pesquisa da Maastricht University, na Holanda, mostrou que as pessoas analisadas passavam de forma sedentária, em média, 9,4 das horas em que estavam acordadas. O tempo restante era dividido em pé (4,3 horas) e andando (2 horas). Quando o sedentarismo era substituído por 30 minutos de caminhada, por exemplo, o risco de sofrer síndromes no metabolismo caía em 28%. Já o risco de haver diabetes de nível 2 diminuía 21%. Até mesmo substituir 30 minutos sentado pelo mesmo tempo em pé já traz efeitos, com 7% e 8% de diminuição nos indicadores apresentados, respectivamente.

Por isso, muitas empresas têm investido em programas de ginástica laboral para promover a melhoria da qualidade de vida de seus funcionários. Mas os próprios trabalhadores também podem contribuir para tornar o ambiente laboral mais saudável. Em entrevista para o Dicas de Mulher, a educadora física especializada em ginástica laboral, Andréa Mello, explicou que é recomendado que a pessoa fique sentada por uma hora e depois faça uns cinco minutos de alongamento ou uma caminhada.

Pensando isso, reunimos sete dicas de exercícios simples que podem ser feitos durante o expediente e te ajudar a não cair no sedentarismo.

  1. Dê preferência às escadas. Em vez de subir/descer um ou dois andares de elevador, exercite suas pernas – o que também será uma ótima atividade cardiovascular.
  2. Mantenha-se hidratado. Mais do que cuidar do seu corpo, há todo um ritual que te obriga a levantar e buscar o copo de água. Isso mantém seus músculos em funcionamento, ajuda a distrair a mente e a socializar com outras pessoas.
  3. Escolha bem o restaurante para almoçar. Ao decidir por um local mais distante da empresa, você aproveita para fazer uma pequena caminhada e sai da sua rotina.
  4. Troque o e-mail/telefonema por uma conversa pessoal. Às vezes estamos tão presos à cultura do e-mail/telefone que nos esquecemos que as pessoas trabalham próximas. Se precisar tratar algo com um colega, por que não levantar e ir até a mesa?
  5. Participe das atividades físicas laborais. Pode parecer apenas mais uma obrigação ou motivo de risada, mas os exercícios oferecidos pela empresa vão te ajudar a movimentar o corpo. Você aprenderá novos tipos de alongamentos, vai melhorar a postura e poderá encontrar uma forma de sair do sedentarismo.
  6. Faça alongamentos. Se você for levantar para pegar uma água ou um café, aproveite para se alongar. Até mesmo sentado é possível fazer isso, com movimentos dos braços, pernas e cintura – confira 19 dicas de exercícios para fazer sentado.
  7. Busque meios alternativos de transporte. Se você mora em uma cidade com ciclovias, utilize a bicicleta para ir ao serviço. Se mora perto, deixe o carro na garagem e vá a pé. Se for de ônibus ou outro meio de transporte, experimente parar alguns quarteirões antes.

Depois do expediente

Se você quer se exercitar após o trabalho, que tal conhecer melhor as atividades que o Círculo Militar pode lhe oferecer? Localizado na região Centro-Sul de Belo Horizonte, o clube possui um amplo espaço para práticas esportivas e áreas abertas destinadas ao lazer. É a oportunidade perfeita para compensar as horas em que você esteve no serviço. Veja os benefícios e seja um sócio!