Por que praticar peteca?

14 de setembro de 2018

Quando você era criança, com certeza já brincou de peteca. Por trás de uma simples diversão, porém, há um esporte organizado e que pode trazer uma série de benefícios para sua saúde mesmo depois de idoso – com gastos calóricos que chegam a até 350 calorias por hora.

História pré-colombiana

A peteca é um esporte tipicamente brasileiro. Há registro de que os povos nativos já a usavam como recreação muitos anos antes da chegada dos portugueses. Mas apesar de bem difundida em território nacional, o mundo demorou a tomar conhecimento dessa prática.

Isso só ocorreu durante a primeira participação do Brasil em Olimpíadas, em 1920, quando os atletas levaram petecas para realizar as atividades de aquecimento. Segundo a Confederação Brasileira de Peteca, o Dr. José Maria Castelo Branco, chefe da delegação, ficou embaraçado com tamanho interesse e pedidos pelas regras daquele esporte exótico. Belo Horizonte, então, assumiu o pioneirismo e começou a desenhar a modalidade da forma como a conhecemos hoje.

A história começa na década de 1940, quando as ruas e quadras dos clubes da capital mineira se tornaram palco das partidas. As regras do esporte surgiram apenas em 1973 e, dois anos depois, foi fundada a Federação Mineira de Peteca. O esporte só foi oficializado pelo Conselho Nacional de Desporto alguns anos mais tarde, em 1985.

Enquanto isso, Belo Horizonte se consolidava como a capital nacional da peteca. Durante a década de 1990, por exemplo, foram realizadas grandes competições nas arenas dos shoppings, que chegavam a reunir mais de 3.500 atletas de todo o país. Hoje é difícil encontrar um clube na cidade que não possua pelo menos uma quadra voltada para a modalidade, com praticantes fieis e que comparecem todo final de semana para disputar uma partida com os amigos.

Regras da peteca

A modalidade se assemelha bastante ao vôlei e ao badminton. Para jogar, basta uma quadra, uma rede e uma peteca – nas especificações determinadas pela Confederação Nacional, que variam de acordo com o sexo e a idade do participante. Pode ser praticado de forma individual ou em dupla.

A disputa é feita por pontos diretos, com tie-break em caso de empate. A equipe que saca tem 20 segundos para concretizar o ponto, caso contrário ele é contado para o adversário. A partida se dá em uma melhor de três sets, com 25 pontos nos dois primeiros e uma disputa mais curta, de 15 pontos, no terceiro.

Benefícios da peteca

A peteca é um esporte em que predomina o aeróbico. Ou seja, se a prática for frequente, há uma melhora considerável no condicionamento e na aptidão física. Além disso, ele proporciona uma série de outros benefícios:

  • Maior flexibilidade das articulações;
  • Desenvolvimento da musculatura e agilidade nos movimentos;
  • Ampliação da capacidade respiratória;
  • Redução do colesterol ruim (VLDL) e aumento do bom (HDL);
  • Prevenção a ataques cardíacos e osteoporose;
  • Queima de calorias e redução do peso;
  • Descarga psicológica para tensões;
  • Aumento na velocidade de reação;

Importância na terceira idade

Para os idosos, esses benefícios da peteca são ainda mais importantes. Em um artigo publicado no Eu Atleta, a mestre em ortopedia Ana Paula Simões mostra a importância de se manter ativo conforme envelhecemos. “Nossos corpos declinam a função e a atividade física ajuda a retardar essa degeneração, inclusive podemos falar até em progressão, ou seja, com o passar dos meses o condicionamento melhora e podem até ser intensificados. Atividade física nos ajuda a permanecer saudável, com energia e independente à medida que envelhecemos.”

Uma das recomendações dada no artigo é jogar peteca em dupla, pois se trata de uma atividade aeróbica moderada que mantém o corpo em movimento com o aumento da frequência cardíaca e da mobilidade articular. Os melhores benefícios são alcançados ao jogar pelo menos 30 minutos por dia, após o devido aquecimento – para evitar lesões.

Venha jogar peteca com a gente

Já é uma tradição do Círculo Militar ver os praticantes de peteca invadirem nossas quadras aos finais de semana. Pessoas de todas as idades se encontram para partidas amigáveis, com bastante diversão e companheirismo. Nessas competições saudáveis, foram sendo construídas relações que se tornaram amizades duradouras com o passar dos anos.

Mas nada disso seria possível sem uma estrutura propícia para isso. O clube possui ótimas quadras montadas para o esporte, inclusive com iluminação para jogos noturnos. Se você é um verdadeiro petequeiro, torne-se sócio do Círculo Militar de Belo Horizonte. Venha se divertir em ótima companhia!