Sedentarismo: como sair dele?

16 de fevereiro de 2018

O Ministério dos Esportes adverte: menos de 40% da população costuma praticar esportes ou atividades físicas. Os dados são da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad), realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) em 2015 e divulgada em março de 2017.

Esses números preocupam. Segundo um estudo divulgado na revista médica Lancet, o sedentarismo constitui hoje uma ameaça tão grave à saúde pública quanto o tabagismo e já mata mais que a obesidade. Passar mais de oito horas por dia trabalhando sentado aumenta as chances de morte prematura em 60%. A equipe descobriu que os riscos eram de 9,9% para quem era totalmente sedentário, mas esse valor cai para 6,8% se for realizada pelo menos uma hora de atividade física por dia.

Na pesquisa realizada pelo IBGE, a falta de tempo e de interesse, problemas de saúde ou idade avançada foram os principais motivos apresentados pelos entrevistados para a não realização da prática esportiva. Os benefícios, porém, vão além dessas barreiras iniciais e precisam ser colocados como meta. Sair do sedentarismo vai além do emagrecimento, também é essencial para manter a boa saúde.

Sinais do sedentarismo

Se você ainda não se convenceu de que precisa realizar uma atividade física, reunimos alguns pontos para te mostrar que é preciso levantar da cadeira e tomar uma atitude.

1. Falta de fôlego: ficar sem ar ao realizar atividades simples, como subir escadas ou caminhar até algum lugar, é sinal de que seu corpo está sem resistência. Atividades físicas regulares condicionam seu fôlego e melhoram essas pequenas práticas diárias.

2. Estresse: a prática de exercícios contribui para a produção de serotonina e endorfina, entre outras substâncias que contribuem para a sensação de bem-estar. Por isso, muita gente opta por realizar atividades antes ou depois do trabalho, para aliviar a carga de estresse.

3. Cansaço no fim do dia: aqui temos a mesma situação da falta de fôlego. Se você chega esgotado ao fim do dia, é sinal que seu corpo não está preparado para lidar com a rotina e precisa ser mais bem condicionado. Isso pode ser feito, claro, a partir de atividades físicas.

4. Sobrepeso: consequência da falta de exercícios, os quilos a mais podem trazer problemas de saúde graves, como disfunções cardíacas e de circulação. Além de melhorar sua disposição, as atividades físicas contribuem também para a perda de peso.

5. Qualidade do sono: se você costuma ter problemas de insônia ou noites mal dormidas, praticar um exercício antes de cair na cama pode ser a solução ideal para seu caso, relaxando o corpo na medida necessária para um bom descanso diário.

Como deixar de ser sedentário

O primeiro passo – e o mais difícil – é se convencer de que é necessário realizar uma atividade física. Quando se está sedentário há muito tempo, é cômodo permanecer nessa posição e não fazer nada. É como diz a primeira Lei de Newton: um corpo em repouso tende a permanecer em repouso. Por isso, o Círculo Militar possui uma série de atividades para te ajudar a romper essa barreira e criar hábitos saudáveis.

1. Esportes

Realizar qualquer esporte é uma forma simples e rápida de criar hábitos saudáveis, pois os treinos constantes fazem com que se construa uma rotina, além de estimular tanto a parte aeróbica quanto a muscular. No Círculo Militar são oferecidas aulas dos mais diversos esportes, que podem ser praticados tanto individualmente quanto em grupo. Tênis, natação, futsal, vôlei e peteca são opções para começar a se exercitar e largar o sedentarismo. Consulte as condições em nosso site.

2. Fitness

Se o seu objetivo é trabalhar a parte muscular ou mesmo emagrecer, atividades fitness são boas escolhas. Os treinamentos funcionais tornam mais eficientes os movimentos durante as tarefas do dia a dia, com aumento do equilíbrio, flexibilidade, potência, coordenação motora, agilidade e força. A ginástica e a hidroginástica melhoram o condicionamento do corpo, trabalhando com a parte aeróbica para garantir maior resistência. O pilates contribui para a coordenação motora e mobilidade. Já a yoga apresenta técnicas de respiração e de postura corporal para aperfeiçoar as atividades realizadas. Todas essas atividades podem ser encontradas no Círculo Militar.

3. Artes marciais

Uma terceira opção são as artes marciais. Praticadas de forma coletiva, contribuem com a socialização ao mesmo tempo em que condicionam o corpo e criam mecanismos de defesa pessoal para os participantes. No Círculo Militar são oferecidos Kombato, Kali Silat e Kung Fu. Confira!