Benefícios do pilates para o corpo e a mente

12 de junho de 2019

O pilates tem se tornado uma das modalidades mais queridas em academias e estúdios de todo o país. Não é por acaso. A atividade é vista como um sinônimo para qualidade de vida, unindo postura corporal com fortalecimento muscular. E a popularidade aumenta ainda mais quando as pessoas descobrem que qualquer um pode praticar, independente da idade, nível de condicionamento físico ou até mesmo durante a gravidez.

O principal ganho obtido está na consciência sobre os movimentos do seu corpo. E isso traz uma série de benefícios. A precisão e a disciplina intrínsecas da modalidade aumentam a força muscular, a flexibilidade, a respiração e a postura. Além disso, a concentração exigida contribui para a diminuição do estresse e da fadiga, sem falar nos benefícios para pacientes de doenças neurológicas como Parkinson, Alzheimer e esclerose múltipla.

Em uma matéria produzida pela Gazeta do Povo, a educadora física Izabel Cristina Etzel Rothert destaca a importância da atividade para trabalhar o corpo de forma global. “É uma prática que melhora a qualidade de vida, a flexibilidade, a concentração, a respiração e o alongamento. Se uma pessoa faz um exercício com a perna, ela fará no pilates de forma que trabalhe o corpo como um todo durante esse exercício.”

Mas, por se tratar de uma prática anaeróbica, é necessário complementá-la com outros exercícios aeróbicos. Pelo menos é isso o que recomenda Marcelo Leitão, presidente da Sociedade Brasileira de Medicina do Exercício de Esporte (SBME), na mesma matéria da Gazeta do Povo. “Vindo ao encontro da recomendação da OMS, o ideal é que uma pessoa faça o pilates, que é um trabalho que envolve mais a questão do condicionamento muscular, e que ela faça também os 150 minutos de práticas aeróbicas por semana”, disse.

Fundamentos do pilates

A contrologia é a técnica que rege o pilates e tem como objetivo alcançar o máximo controle dos movimentos musculares. A modalidade é regida por seis fundamentos básicos, sem ordem de prioridade e que se mesclam durante a realização dos exercícios:

  1. Centralização

Utilizar o centro do corpo deve ser o foco de todos os exercícios do pilates, de forma a não sobrecarregar a região lombar da coluna. Só assim é possível estimular a musculatura de forma adequada, com os movimentos corretos e menor gasto energético.

  1. Concentração

Se mente e corpo devem estar intimamente ligados no pilates, é preciso concentrar toda a atenção na hora de realizar qualquer exercício proposto. Ao eliminar da mente qualquer possível distração, o foco se encaminha para a postura, respiração e perfeição dos movimentos. Dessa forma, é possível tirar dele o máximo de aproveitamento possível.

  1. Controle

Não adianta utilizar a força bruta. Harmonia é a chave para que um movimento seja bem executado no pilates, garantindo uma integração motora satisfatória e que faça com que os músculos trabalhem em conjunto. Esse esforço aprimora a coordenação motora e garante bons resultados para o corpo, evitando contrações desnecessárias.

  1. Fluidez

Se os movimentos no pilates parecem mais leves, é porque a modalidade valoriza a suavidade. Quando realizamos uma ação de forma mais bruta, o corpo sofre com o aumento repentino da carga – em especial as articulações, que ficam mais propensas a lesões. Quando se tem o domínio sobre essa geração de impacto, os diversos movimentos podem ser ligados de forma fluida, melhorando o desempenho do praticante.

  1. Precisão

Nenhum exercício do pilates é feito por acaso. Todos possuem uma forma correta para serem executados, com um bom alinhamento da postura e um correto trabalho da musculatura envolvida. O refinamento dos movimentos deve ser orientado pelo instrutor, que auxilia e corrige seus alunos para preservarem as características originais e os benefícios do método.

  1. Respiração

Nenhum dos tópicos anteriores seria possível sem controlar também a respiração. Ela deve ser realizada de forma consciente e sincronizada com a realização dos movimentos. Essa é uma forma de oxigenar melhor os tecidos, controlar a ansiedade e estimular a musculatura respiratória.

Quem pode praticar?

Não há contra indicação para a prática do pilates, sendo recomendado para qualquer um que deseja melhorar a consciência sobre os movimentos do próprio corpo. Devido à natureza dos exercícios, há algumas restrições para crianças, idosos, grávidas ou pessoas com limitações de movimentos, mas um bom instrutor está preparado para indicar o melhor método e estimular os músculos corretos em cada pessoa.

Faça pilates no Círculo Militar

Se você ficou interessado, venha fazer aula de pilates no Círculo Militar. Temos planos de um a cinco dias na semana, de forma que você pode escolher aquele que melhor se adapte à sua rotina. Para obter mais informações sobre os horários disponíveis, entre em contato com as professoras Flora, pelo telefone (31) 99971-5263, ou Fernanda, pelo telefone (31) 99355-8858. Se preferir, envie uma mensagem para a gente.