Muito se fala sobre a importância dos exercícios físicos para a saúde, mas o discurso acaba limitado a poucas possibilidades. Por mais que as academias ofereçam pacotes completos de musculação, lutas ou danças faltam opções além desses estabelecimentos, com possibilidades tão benéficas quanto. Nesse contexto, os esportes aquáticos surgem como uma excelente opção para fugir dessa rotina.
Mesmo em uma cidade sem litoral, como é o caso de Belo Horizonte, é possível aproveitar os benefícios trazidos pelo contato constante com a água. Abertos todos os meses do ano, os clubes são uma opção para os belo-horizontinos que desejam começar uma atividade desse tipo. “O que acontece é que algumas pessoas possuem uma adaptação melhor no meio líquido e, por isso, se sentem mais motivadas a realizar essas atividades, que são mais procuradas no verão pelo fato de além de tudo trazerem uma maravilhosa sensação refrescante”, afirma o personal trainer Givanildo Matias, em entrevista para o Vix.
A natação é o mais popular desses esportes aquáticos, sendo considerada pelos especialistas como uma das modalidades mais completas em termos de benefícios para o corpo. Mas não é só ela. Hidroginástica, hidrobike, mergulho, canoagem, polo aquático e stand up paddle são apenas algumas das muitas opções.
Se você ainda está em dúvidas se deve ou não começar a realizar uma atividade na água, trouxemos quatro benefícios desse tipo de atividade para mostrar o que os praticantes têm a ganhar com a prática constante de esportes aquáticos.
-
Melhora o condicionamento físico
Diferente do que ocorre com outros esportes, a força aplicada em um movimento debaixo d’água é diretamente proporcional à força de resistência recebida. Isso faz com que seja possível controlar melhor os esforços em diferentes treinos, além de evitar lesões e sobrecargas musculares. A hidroginástica, inclusive, é uma excelente recomendação para quem está tentando se recuperar de uma lesão, graças ao baixo impacto causado às articulações.
Esses esportes também são uma importante atividade aeróbica. Pode até parecer que o esforço é menor quando se está submerso, mas você acaba gastando muito mais energia do que em um aparelho da academia. A natação, por exemplo, queima 500 a 700 calorias/hora de prática. Isso sem falar que a água contribui para manter a temperatura do corpo estável, o que ajuda a manter a intensidade do exercício por mais tempo.
-
Traz benefícios para a saúde
Além de melhorar o condicionamento, as atividades aquáticas também estimulam o corpo a funcionar melhor. Praticar natação, por exemplo, contribui para a diminuição do risco de contrair diabetes tipo 2, melhora os níveis de colesterol, controla o peso e fortalece a musculatura cardíaca.
Outro ponto positivo é o trabalho feito com a respiração. O controle necessário para otimizar a quantidade de ar inalada contribui para acalmar o corpo e reduzir o estresse e a ansiedade. Funciona quase como uma sessão de meditação, com foco total no corpo e nas reações dele em contato com a água. Isso sem falar no benefício para a saúde respiratória de bebês e crianças.
-
Não há restrições
Poucas práticas esportivas são tão inclusivas quanto os esportes aquáticos. A Natação e a hidroginástica, por exemplo, podem ser adotadas por iniciantes ou pessoas sem preparo físico, desde que possuam a orientação de um profissional. Gestantes também são bem-vindas nesse tipo de atividade, pois o corpo fica mais leve quando submerso – o que facilita os movimentos –, e há ganhos para a circulação sanguínea, para a resistência muscular e para a qualidade do sono.
Quem possui problemas respiratórios também encontra nos esportes aquáticos a solução para os problemas, pois as atividades reduzem a hipersensibilidade dos brônquios e diminuem as crises e a falta de ar. Além disso, idosos e pessoas com deficiência ganham com o aumento da força muscular, da resistência, do equilíbrio e da mobilidade, que traz um impacto positivo também fora da água.
-
É uma atividade prazerosa
O ambiente aquático proporciona uma tranquilidade que nenhuma outra atividade traz. Há uma maior descontração dos músculos, o que gera um relaxamento físico maior. Mas para os pesquisadores Reginaldo José Ferreira e Marcos Cesar Kleinubing, autores do estudo Natação: relações do corpo com a água… em busca do prazer, os nadadores só se sentirão bem na água quando interagirem positivamente com o meio. Para isso, é necessário esquecer os medos e angústias, deixando os pensamentos mais soltos e descontraídos – em um comprometimento total com a atividade.
“É preciso confiar no fato de que ela ampara o corpo, sem que precisemos fazer qualquer esforço para isso, e confiar na nossa capacidade para movimentação eficiente no meio líquido. Essa confiança é alcançada por meio do entendimento e da familiaridade, que precisa ser cultivada e positivamente reforçada por meio das nossas experiências”, dizem.
Pratique atividades aquáticas no Círculo Militar
Se você ficou interessado em fazer uma atividade aquática, faça uma visita ao Círculo Militar. Oferecemos aulas de natação e de hidroginástica para todas as faixas etárias, de terça a sexta-feira, com professores experientes e que podem te ajudar a atingir os seus objetivos. Clique nos links abaixo para mais informações sobre o horário das aulas e preços.