9 dicas para organizar sua rotina e melhorar a qualidade de vida

9 de setembro de 2019

Você passa o dia fazendo várias coisas ao mesmo tempo e no final tem a sensação de que não fez nada? Se isso tem acontecido em seu cotidiano, pode ser que você esteja precisando organizar a sua rotina de uma maneira mais eficiente e melhorar a qualidade de vida. A falta de uma rotina bem organizada pode interferir de maneira negativa em seu bem-estar e afetar a saúde da mente e do corpo.

Desorganização, normalmente leva a mais desorganização

Ter uma agenda cheia de compromissos vai exigir de você um maior controle e pode comprometer bastante a organização de suas tarefas diárias. A desorganização de sua rotina, certamente irá lhe causar alguns problemas e prejuízos à sua saúde como, por exemplo, atrasos constantes em reuniões de trabalho, displicência com os horários reservados para as refeições e as atividades físicas do dia, ausência de momentos de lazer com a família e os amigos e algumas horas de sono a menos. Tudo isso aumenta os níveis de estresse e faz com que as tarefas cotidianas sejam feitas às pressas, muitas vezes ficando incompletas e com maior probabilidade de erros. Essa é uma bola de neve, que leva ao cansaço constante, causando frustração, ansiedade e, principalmente, um sentimento de culpa e de improdutividade.

Ao levar esse ritmo de vida por algum tempo, você acaba deixando de aproveitar os bons momentos que devem ser valorizados na vida. Além disso, uma rotina desorganizada pode também prejudicar a sua saúde pelo alto nível de estresse, pela falta de tempo para a prática de exercícios físicos e o contato com a natureza, pela má qualidade do sono e da alimentação.

Pensando nisso, separamos algumas dicas importantes que vão ajudar você a organizar a sua rotina e a aproveitar mais a vida, com saúde e bem-estar:

  1. Tenha uma agenda para organizar seus compromissos

Ao colocar os compromissos na agenda e organizá-los por data, você conseguirá planejar melhor o seu dia, a semana, o mês e até o ano todo. Além disso, você vai tirar a ansiedade de ter que memorizar todos os seus compromissos agendados e os horários de cada um deles, o que sobrecarrega bastante a memória e a mente.

  1. Determine um tempo para cada tarefa

Separe um período específico para cada atividade. Durante esse tempo, se concentre 100% na atividade que você deve fazer. Evite distrações! Esse hábito permitirá que você faça o que tem que fazer mais rápido e melhor.

  1. Estabeleça prioridades

Ordene os afazeres do mais importante e urgente para o menos importante ou menos urgente. Assim, você conseguirá respeitar melhor seus prazos e garantir que aquilo que deve ser feito, será realizado e entregue no momento certo.

  1. Organize o espaço físico à sua volta

Objetos espalhados ao seu redor sobrecarregam os seus sentidos, impedem o relaxamento físico e mental, tiram o seu foco dos afazeres e te fazem perder muito tempo na hora de procurar algum objeto que você precise no momento. Mantenha a sua casa e o seu ambiente de trabalho sempre muito bem organizados, pois isso fará toda a diferença!

  1. Aprenda a dizer “não”

O dia tem apenas 24 horas e você tem apenas duas mãos. Por mais que você queira assessorar todas as pessoas queridas, ser muito produtivo no trabalho e resolver todos os problemas à sua volta, isso tem um limite. Entender esse limite e respeitá-lo é fundamental para a sua qualidade de vida.

  1. Regularize suas horas de sono

Determine suas horas de sono, pois esse é o único jeito de renovar as energias para estar 100% presente e inteiro nos compromissos do dia seguinte. É importante ter uma hora certa para se deitar e para se levantar. Cerca de uma hora antes de ir para a cama, desligue aparelhos eletrônicos, inclusive o celular, diminua a claridade dos cômodos e, se possível, faça uma sessão de relaxamento. Tudo isso ajuda a induzir a produção natural de melatonina no corpo. Quanto melhor a qualidade do seu sono, melhor será a qualidade da sua vida.

  1. Cuide da alimentação

Determine os horários para cada refeição do dia (café da manhã, almoço e jantar). Assim, você terá tempo para preparar ou ir almoçar em lugares que tenham bons ambientes e comidas saudáveis. Evite fazer outras coisas enquanto se alimenta e aproveite esse momento para descansar a mente. Coma devagar e mastigue bem os alimentos, pois isso vai melhorar e ajudar a sua digestão!

  1. Inclua atividades físicas em sua rotina

Com a correria do dia-a-dia, a primeira coisa que deixamos de fazer é a atividade física, sendo que é ela que reduz o estresse e descansa a mente, te ajudado na concentração e a ser mais criativo no trabalho e nos estudos. Separe pelo menos 30 minutos por dia para as atividades físicas! Fazer aulas em grupo como, por exemplo, natação, yoga e hidroginástica, pode ser uma boa opção para te ajudar a ter mais disciplina para os exercícios.

  1. Não abra mão de seus momentos de lazer

Risadas e encontros de qualidade com pessoas queridas libera o hormônio endorfina, que promove uma sensação de bem-estar geral: relaxa o corpo e a mente e melhora os mecanismos de defesa do organismo, reduz a pressão arterial, entre outros benefícios. Separe um dia para ir ao clube, aproveitar a natureza com aqueles que você mais ama!

De tempos em tempos reflita sobre em que você tem investido o seu tempo e, se necessário, faça ajustes à sua rotina. Lembre-se de que a sua rotina deve ser prazerosa e te dar a sensação de missão cumprida e não de frustração!