Como se manter em atividade no inverno?

13 de junho de 2018

Essa época do ano é propícia para a realização de exercícios físicos, tanto indoor quanto na natureza. Vamos mostrar quais as possibilidades e como você pode aproveitar o clube nesse período.

Friozinho pela manhã e aquela preguiça de sair da cama. As baixas temperaturas do inverno são um convite para ficar embaixo das cobertas e comer bastante enquanto assiste a um filme. A tentação é grande, mas mesmo assim não podemos nos descuidar da saúde e negligenciar as atividades físicas nesse período.

O que poucos sabem é que o inverno é uma ótima estação para se praticar esportes. Como o organismo perde menos água e exige mais energia para funcionar, há um gasto calórico bem maior. Isso contribui com aquelas pessoas que desejam emagrecer ou manter a saúde em dia.

Para isso, porém, é necessário adaptar os treinos às condições ambientais e criar uma nova rotina de atividades. Embora os exercícios indoor – realizados em ambientes fechados e com temperatura controlada – sejam os mais procurados para esse período, atividades como artes marciais, ginásticapilates, yoga, hidroginástica e esportes como o tenis, a natação, o futsal, o voleibol e a peteca acabam sendo também ótimas opções para a prática de atividades físicas no inverno.

Também há aquelas pessoas que gostam do ar livre e preferem caminhadas, corridas ou até mesmo andar de bicicleta. Nesses casos, lembre-se sempre de escolher as roupas mais adequadas, que sejam confortáveis e ofereçam boa proteção contra o frio – como moletons, calças dry fit e blusas de manga comprida.

E engana-se quem pensa em passar o inverno longe do clube. Mesmo sem curtir aquele solzinho na beira da piscina, você pode praticar várias dessas modalidades esportivas no Círculo Militar. Além das atividades esportivas, o clube conta ainda com aulas de hidroginástica e natação em piscina aquecida, sauna, salão de jogos e um ambiente propício para fazer como o Djavan: curtir um dia frio, com um bom lugar para ler um livro.

Por que se exercitar no inverno?

Fazer atividades físicas em locais com baixas temperaturas é algo que pode não ser tão confortável. Mas com um pouco de força de vontade você conseguirá vencer a inércia e sentir na pele as principais vantagens – além de queimar umas calorias, lógico:

  1. Mantem o condicionamento

De nada adianta você se exercitar durante todo o ano e negligenciar os treinos durante o inverno. Os benefícios sentidos nos meses anteriores serão perdidos junto com seu condicionamento físico, sem falar que retomar as atividades na primavera será ainda mais difícil. Isso sem falar na preparação do corpo para o verão. Como demoramos cerca de três meses para sentir os resultados dos treinos, o ideal é começar já no inverno.

  1. Temperatura mais amena

Um dos problemas do verão é o excesso de calor durante atividades muito intensas. Com roupas e acessórios adequados, você pode enfrentar o frio do inverno sem problemas. As atividades físicas também contribuem para que o corpo mantenha uma temperatura estável, de forma a compensar a desaceleração do metabolismo causada pela baixa temperatura.

Cuidados extras

– As refeições devem continuar balanceadas como nas demais épocas do ano. A temperatura baixa nos induz a sentir mais vontade de se alimentar, mas não podemos usar essa desculpa;

– Como em qualquer outra estação, os alongamentos continuam sendo fundamentais. No inverno ainda há um agravante, pois as lesões são bem comuns nos membros frios.

– Seu corpo necessita da mesma quantidade de água que nos dias quentes, então nada de se esquecer da garrafinha na hora de praticar uma atividade física.

– Escolha a roupa adequada para a atividade. Usar um excesso de casacos pode provocar um superaquecimento do corpo, então fique de olho nos sinais que ele te dá durante a prática.